CIENTISTAS DETECTAM PELA PRIMEIRA VEZ MOLÉCULA DE FORMAÇÃO DE VIDA NO ESPAÇO INTERESTELAR

Amigos e alunos,

Esta é uma matéria fantástica. São resíduos de uma nave semeadora de vida de cadeia de aminoácidos e outras moléculas e compostos que ainda serão descobertos.

Rodrigo Romo

Pesquisadores acabam de fazer uma descoberta sem precedentes. Eles descobriram pela primeira vez, uma molécula orgânica complexa chamada “molécula quiral,” nos confins do espaço interestelar.

Assim como um par de mãos humanas, as moléculas quirais têm duas formas com estruturas idênticas, mas são consideradas imagens espelhadas uma da outra. Curiosamente, a vida na Terra possui uma, e apenas uma lateralidade de muitos tipos de moléculas quirais, um fenômeno conhecido como homoquiralidade.

Segundo os cientistas, os aminoácidos que compõem as proteínas do nosso corpo são ‘canhotos’.

Esta nova descoberta fascinante poderia aumentar significativamente a nossa compreensão geral de como a vida começou na Terra e as perspectivas possíveis da vida como a conhecemos, evoluindo em outras partes da galáxia e do universo.

Até este momento, a origem das moléculas quirais era um grande mistério para os cientistas, embora muitos especulem há anos que as respostas às nossas perguntas poderiam ser encontradas nas nuvens interestelares, onde existiriam os ingredientes necessários para a formação do nosso sistema solar e da vida, eventualmente.

Em um novo estudo, os cientistas usaram telescópios de rádio extremamente sensíveis para detectar uma molécula quiral chamada óxido de propileno (CH 3 CHCH 2 O) em Sagitário B2, uma nuvem de gás e poeira de cerca de três milhões de vezes a massa do Sol localizado perto do centro de nossa galáxia, a Via Láctea.

Crédito: B. Saxton, NRAO/AUI/NSF de dados fornecidos por Kassim N.E., Naval Research Laboratory, Sloan Digital Sky Survey

Pela primeira vez, uma molécula descoberta fora do nosso sistema solar mostra ter uma geometria molecular de uma via distinta encontrada somente em blocos de construção biológicos, tais como aminoácidos, proteínas e enzimas (crédito: B. Saxton, NRAO / AUI / NSF a partir de dados fornecidos pelo NE Kassim, Laboratório de Pesquisa Naval, Sloan digital Sky Survey)

“Esta é a primeira molécula detectada no espaço interestelar que tem a propriedade de quiralidade, tornando-se um salto pioneiro na nossa compreensão de como moléculas prebióticas são fabricadas no Universo e os efeitos que podem ter sobre as origens da vida”, disse Brett McGuire, um químico e pós-doutorado em Jansky da Radio Astronomy Observatory Nacional (NRAO) em Charlottesville, Virgínia.

“O óxido de propileno está entre as moléculas mais complexas e intrincadas estruturalmente detectadas até agora no espaço”, disse Brandon Carroll, um estudante de graduação de química no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. “Detectar esta molécula abre a porta para novas experiências que determinam como e onde a lateralidade molecular surge e porque uma forma pode ser ligeiramente mais abundante do que o outra.”

A nova pesquisa foi conduzida principalmente usando o Telescópio Green Bank da National Science Foundation dos Estados Unidos em West Virginia, como parte do Inquérito Interestelar de Moléculas Prebióticas, com as observações de apoio adicionais tomadas com o radiotelescópio Parkes, na Austrália.

De acordo com os pesquisadores, óxido de propileno foi detectado na zona fria, no exterior de Sagitário B2 do Norte, em vez de núcleos quentes dentro da nuvem de gás. É nesta região onde os pesquisadores também detectaram outros compostos orgânicos.

Embora o óxido de propileno não seja usado em organismos vivos, a sua presença no espaço é um sinal da existência de outras moléculas quirais. Mas os dados atuais não distinguem entre moléculas destras ou canhotas.

A descoberta foi publicada na revista Science e também foi apresentada na reunião da American Astronomical Society, em San Diego, Califórnia.

Fontes:

Traduzido para http://www.rodrigoromo.com.br – ao compartilhar, favor citar a fonte.