MISTÉRIO NO ESPAÇO: TELESCÓPIOS “OFFLINE” E NAVE SOYUZ TEVE LANÇAMENTO INTERROMPIDO

Amigos e alunos,

Já reportamos há poucas semanas o fechamento de Observatórios em todo o mundo, impedindo ou atrapalhando a observação de naves ao redor do Sol e outras movimentações de naves na Via Láctea. Outros fatos recentes agora chamam a atenção para algo ainda maior.

O telescópio espacial Chandra entrou na quarta-feira no chamado modo de segurança, funcionando apenas com os sistemas eletrônicos essenciais, devido possivelmente a um problema num giroscópio, admitiu a NASA, que opera o aparelho.

Semelhante situação levou na segunda-feira à suspensão das observações com o telescópio espacial Hubble.

Os giroscópios são instrumentos que permitem guiar os telescópios numa determinada direção durante as observações.

Em órbita há 19 anos, o telescópio Chandra permite observar o céu em raios-X, enquanto o telescópio ótico Hubble, no espaço há 28 anos, é usado para observações de sistemas extrassolares distantes, galáxias e buracos negros.

Tweet da Nasa informando que está trabalhando para identificar a causa da falha no Hubble.

Os técnicos da NASA estariam tentando retomar as operações em ambos os aparelhos.

Outro fato que levanta suspeitas, foi a interrupção abrupta do lançamento da Nave Soyuz no dia 11 de outubro. Pouco depois do lançamento da nave, no Cazaquistão, os tripulantes Nick Hague e Alexey Ovchinin relataram um problema no foguete de propulsão. Por conta disso, eles foram forçados a fazer uma “descida balística”, e sua cápsula aterrissou a poucos quilômetros do local de lançamento.

A Rússia afirmou que vai suspender os voos com tripulação humana e investigar o que deu errado.

O lançamento parecia ter sido um sucesso até que, aos 90 segundos, a transmissão ao vivo da Nasa relatou um aparente problema no foguete, entre o primeiro e o segundo estágios de separação.

As imagens de dentro da cápsula mostravam os dois tripulantes chacoalhando no momento da falha. Os tripulantes certamente notaram que algo não ia bem: reportaram que não sentiram o próprio peso, no momento em que deveriam estar sendo pressionados contra seus assentos.

Vídeos:

Nave Soyuz faz pouso forçado.

Fontes:

http://ovnihoje.com/2018/10/13/misterio-no-espaco-dois-telescopios-espacias-quebram-ao-mesmo-tempo/

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/por-que-os-astronautas-da-nave-soyuz-precisaram-fazer-um-pouso-de-emergencia,3f3e557a68e26266b52ca599107ef35cmza39ii9.html

https://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/observacoes-com-telescopio-chandra-suspensas-dias-depois-da-hibernacao-do-hubble

Assista também o vídeo em Inglês (acione as legendas automáticas):

Em breve mais informações nas Lives através do Facebook – Cura Quântica Estelar por Rodrigo Romo.